Um pouco de tudo sobre o Shih Tzu




Hoje nós vamos falar de uma raça muito fofa e bastante popular no Brasil! Ele tem focinho achatado, olhos marcantes e personalidade forte! Já sabe de qual raça vamos falar? Hoje será a vez do Shih Tzu! Ele tem uma relação muito forte com os seus tutores. É ideal pra você que busca um cachorrinho pra ter em casa ou em apartamento, porque ele não precisa de muito espaço. Aliás, eu já vou começar essa história contando um pouco a origem do Shih Tzu.


Por ser uma raça bem antiga, a gente não tem o registro certo da sua verdadeira origem, no entanto, pesquisando na Wikipedia eu descobri que há registros do Shih Tzu por volta de 1600 na China. E descobri mais! Tem uma lenda por detrás da origem dessa raça, que reza que esse cãozinho é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol. Naquela época era proibido casamento entre pessoas de raças diferentes, então um casal apaixonado resolveu colocar os cachorros pra cruzar! Uniram um legítimo representante da China, o Pequinês, com um do Tibete, o Lhasa Apso. Da união das raças surgiu o Shih-Tzu, simbolizando o amor entre os dois povos!!E pra finalizar esse "doghistórico", vamos ao significado de Shih Tzu: "Cão leão que nunca desiste".



CONTEÚDO TAMBÉM DISPONÍVEL EM VÍDEO. ASSISTA:



DETALHES DA RAÇA:


Expectativa de vida: até 16 anos

Tamanho: entre 20 e 28 cm não tendo variação entre macho e fêmea

Preço do filhote: Dependendo da região, você pode pagar até R$ 4,5 mil no filhote


Características marcantes

- Apegado ao dono

- Inteligente

- Territorialista

- Gosta de crianças

- Independente


Agora vamos conhecer a raça em tópicos? Começando pelo temperamento:


1) O shih tzu é um cãozinho muito dócil, amigável e companheiro. Essa raça é apegada ao tutor, porém o Shih Tzu se adapta rápido a diferentes pessoas, um grande ponto de vantagem caso você precise deixar o pet com outra pessoa. Para apartamentos a raça é ideal, mesmo assim é necessário levar seu cãozinho para passear, ok? E última dica, Shih tzu é uma raça independente, então se você gosta de receber visitas, acostume desde cedo o seu pet com esse movimento de pessoas diferentes, para que ele aprenda a receber bem pessoas e outros animais.


2) SAÚDE:

Agora vamos falar sobre cuidados com a saúde, e o maior ponto de atenção é com os olhinhos do seu Shih Tzu. Um sinal de que pode haver algo de errado é se o seu cachorro estiver muito inquieto. Observe as reações dele, e cheque regularmente os olhinhos com o auxílio de uma lupa, e caso identifique manchas de sangue ou objetos no olho, corra para o veterinário!


Outro grande problema de saúde do Shih Tzu é que essa raça pode adquirir o hábito de ingerir as próprias fezes. E com isso ele pode pegar uma doença chamada Coprofagia, por isso essa raça requer que você faça exames periódicos de fezes e urina para verificar a função renal. Fique atento às otites e dermatites também, porque são comuns à raça.


3) HIGIENE

O pelo do Shih Tzu tem uma estrutura muito parecida com a do nosso cabelo, e por isso acumula mais oleosidade, tornando os banhos mais frequentes. Se você tem um filhote, o indicado é que o banho seja a cada 45 dias. Já os adultos podem tomar banho toda semana, mas isso é relativo, vai depender do quanto ele passeia na rua e também do clima da sua região


Quanto à limpeza dos olhinhos, pode ser diária ou semanal, também dependendo da necessidade. Para limpar, utilize algodão e água levemente morna, fazendo movimentos de dentro para fora.


Cuide todos os dias dos dentes para evitar o tártaro, e acostume seu cão desde cedo com a escovação! Para os filhotes, prefira a escova tipo dedeira, essa que você encaixa no dedo e faz a higienização. Para adultos, tem uma gama de escovas e pastas de dentes para cachorros. Em caso de dúvidas, eu indico que você faça contato com seu veterinário para escolher as melhores opções.


Os pelos do seu Shih Tzu também precisam de cuidados constantes! Penteie semanalmente para evitar que eles embolem. A tosa regular mantém os pelos alinhados e auxilia nos cuidados em casa.


4) INTELIGÊNCIA

Se vocês procuram um cão de guarda, esqueçam o Shih Tzu. Eles são muito sociáveis e adoram pessoas! Agora, se você quer uma raça obediente, aí eu indico o Shih Tzu! Mas ele é um pouquinho teimoso. Adora brincar e é muito arteiro! Cuidados com os móveis e os chinelos porque eles são excelentes roedores! Para adestrar essa raça tem que ter paciência. Apesar de inteligentes, eles podem demorar de 40 a 50 repetições de comando para aprender um truque. Aliás, o segredo do Shih Tzu é a disciplina. Acostume ele desde cedo com sua rotina e seus hábitos que ele vai responder muito bem aos comandos.


No nosso último tópico, nós selecionamos dicas de ouro para o dia a dia do seu Shih Tzu:


Bebedouro com acesso menor para evitar molhar o pelinho. COMPRE AQUI:




<