Esses alimentos podem MATAR o seu Shih Tzu!



Alguns alimentos podem ser fatais para o seu Shih Tzu, por isso, reserve alguns minutos para esta leitura, que é um alerta sobre os perigos de alguns alimentos pra saúde canina. Esta lista inclui ingredientes do nosso dia a dia, que são encontrados em abundância na natureza, e por isso são muito saudáveis pra nós.


Mas nem tudo que é bom para os humanos faz bem para os cães, sobretudo os Shih Tzus, famosos por terem estômago sensível e que desenvolve com facilidade problemas digestivos. Infelizmente, o Shih Tzu também está na lista dos cãezinhos que tem facilidade de desenvolver a obesidade, um problema de saúde canina muito sério e que torna esta leitura


Antes de entrarmos na lista dos alimentos, saiba que os problemas de saúde alimentares caninos geralmente aparecem por 3 motivos:


CONTEÚDO TAMBÉM DISPONÍVEL EM VÍDEO. ASSISTA:



1º: Alimentação natural sem acompanhamento profissional, com risco real de provocar desequilíbrio nutricional do cão e com isto, facilitar o acesso de doenças graves;


2º: Se o seu cachorro se alimenta apenas de ração de baixa qualidade. Hoje no mercado existem diversas marcas de ração, cada uma com seu preço, ingredientes e benefícios, e todas, é claro, são próprias para o consumo, porque os produtos industrializados, antes de entrarem no mercado, são testados e aprovados por órgãos competentes, que têm o papel de garantir que esse produto cumpre com aquilo que promete. Porém, quando a gente fala de ração, nós temos algumas categorias. Temos a ração super premium, considerada a de maior qualidade, a premium, e a standard. Geralmente a ração super premium tem ingredientes mais nutritivos e em maior quantidade na composição da ração. A super premium também costuma ter menos enchimento que são aqueles ingredientes que são adicionados para dar cor, textura e sabor à ração, e também para conservar o produto por mais tempo, porém esses ingredientes não tem valor nutricional nenhum, não saciam a fome do cachorro e a longo prazo pode até ser nocivos à saúde. Outra grande vantagem da super premium são alguns ingredientes suplementares que vão agir no odor das fezes, podem auxiliar na saúde dental, dos pelos e articulações. O cachorro sobrevive sem essa suplementação, mas a ração reforçada tem mais vantagem porque vai distanciar o cachorro de problemas futuros que podem ou não aparecer. Por exemplo, uma queda excessiva nos pelos pode estar relacionada a alimentação, e se este for o caso, talvez você tenha que investir em suplementos, que junto com a ração, vão tornar a alimentação mais cara.


3°: Acostumar seu Shih Tzu a comer resto de comida humana ou petiscos em excesso, deixando ele mal acostumado e fazendo com que ele rejeite a comida canina. Em todos esses casos, seu Shih Tzu corre um sério risco de ficar desnutrido, facilitando a entrada de doenças como: obesidade e indigestão, que parece ser inofensiva, mas quando ela se manifesta com vômito e diarreia, pode levar o cão à morte em pouco tempo.


Por isso é tão importante que você criador se informe sobre a maneira mais indicada de alimentar seu Shih Tzu, porque criando esses hábitos, principalmente desde cedo, ou ensinando um novo hábito pro seu cachorro, (já que ele tem capacidade de aprender um novo comando em qualquer fase da vida), você vai economizar tempo e dinheiro, principalmente com veterinário, e dormir sossegado de que você está alimentando seu Shih Tzu para que ele seja saudável, feliz e tenha muitos anos de vida.


E se você quer aprender de verdade sobre a alimentação do seu cachorro, pensando no equilíbrio nutricional das refeições, quando é mais apropriado que você dê ração ou alimentação natural, se você quer aprender a interpretar os rótulos das rações e se informar sobre as principais doenças alimentares, e como elas começam a se manifestar, eu indico que você adquira este E-book de alimentação canina voltada só para o Shih Tzu.


É uma leitura muito agradável, você pode imprimir e consultar as informações sempre que tiver dúvidas, e o mais legal é que esse E-book foi revisado e validado por um grupo de profissionais, formados em veterinária, comportamento canino e até por criadores da raça. Toda essa equipe transformou o E-book num material muito rico de informações pra que você elimine ao máximo os riscos do seu Shih Tzu pegar doenças alimentares de maneira desnecessária, e ter a segurança quanto à forma de alimentar seu animal, sem dúvidas e com a garantia de uma nutrição adequada. Quem não quer viver ao lado do seu Shih Tzu pelo máximo de tempo possível? A alimentação é um dos grandes segredos da qualidade de vida e longevidade do seu animal.


Agora vamos aos alimentos mais nocivos à saúde do shih tzu, pra que você nunca dê a ele ou que você dê em quantidades equilibradas pra que o cachorro usufrua apenas dos benefícios.


1) Uvas e uvas passas: Responsável por causar insuficiência renal aguda no animal. Não é conhecida exatamente a substância que faz mal, nem o volume que pode gerar a sintomatologia clínica, por isso não existe uma quantidade segura da fruta a oferecer.


2) Cebola: possui um substância chamada Dissulfeto de N-Propil que reduz a capacidade do corpo do animal transportar o oxigênio tão importante para manter as funções vitais. As intoxicações por cebola podem gerar anemia.


3) Alho: Possui a mesma substância tóxica que a cebola, porem em níveis mais baixos. Ofereça 1 lâmina bem fina no máximo três vezes por semana se o seu cão tiver até 10kg, para que ele usufrua apenas dos benefícios. O alho possui ótima ação anti-inflamatória, vermicida e estimula a imunidade.


4) Carambola: É rica em Oxalato de Cálcio, que quando absorvida pelo sistema gastrointestinal se liga ao cálcio sanguíneo levando a uma queda abrupta dos níveis de cálcio, podendo levar a falência renal.


5) Chocolate e café: são alimentos que possuem a teobromina e cafeína, que atuam estimulando o sistema nervoso e o cardiovascular, podendo inclusive levar a morte do animal