As principais dúvidas sobre o Yorkshire Terrier


Elena Taranenko

O Yorkshire Terrier é uma raça popular no Brasil e tem muita gente em dúvida sobre como cuidar. Das inúmeras perguntas que as pessoas fazem nas comunidades do Facebook, Instagram e nas ferramentas de buscas da internet, existem cinco dúvidas que sempre aparecem nos fóruns, e nesse texto eu vou responder todas essas questões para você que quer ter um cachorro desta raça e também pra você que quer conhecer mais seu York e cuidar melhor dele.




CARACTERÍSTICAS DA RAÇA


- Expectativa de vida: Até 16 anos;


- Porte: Pequeno. Altura média de 22cm;


- Peso: Até 4kg




Ele é fácil de se adaptar e novos ambientes, muito social e é uma raça indicada pra apartamento, mas atenção: ele adora latir e isso pode ser um problema com a vizinhança. Outra super vantagem do York é que ele é inteligente, sendo o melhor entre os Terriers. O York é ótimo pra famílias sem crianças e gosta mais de conviver com gatos do que com cachorros!



Já no ranking geral de inteligência canina, o York ocupa a posição número 27. E atenção para uma característica marcante da raça: Ele adora atenção, por isso se você fica pouco tempo em casa, eu não recomendo o York de jeito nenhum, mas eu indico pra você outras 7 raças muito independentes e eu falo sobre elas no vídeo: "7 raças de cães super independentes". Assista agora mesmo:




QUAL A MELHOR x PIOR ALIMENTAÇÃO PARA O YORK?


ALIMENTOS LIBERADOS:

Carne de boi magra

Peixes

Ovos

Frango

Carne de porco

Ervilha

Soja

Lentilhas

Feijão

Grãos integrais diversos

Vegetais com amido

Batata

Abóbora

Brócolis

Cenouras

Batata doce

Cogumelos

Abobrinha

Aveia

Arroz

Trigo

Quinoa

Macarrão integral

Cevada

Maçãs

Bananas

Melões

Frutas de caroço (com caroços removidos)

Mamão

Abacaxi


ALIMENTOS PROIBIDOS:

Uvas e passas

Frutas cítricas em excesso

Coco em excesso

Chocolate

Aditivos alimentares

Conservantes químicos

Alimentos quentes e condimentados

Café e chá (em excesso)

Laticínios em geral

Cebola

Alho

Nozes

Carne crua ou mal cozida;

Ovos crus

Alimentos com mofo

Sal

Ossos pequenos crus

Lanches açucarados

Xilitol

Massa fermentada crua




Esses alimentos podem gerar uma série de efeitos colaterais, intoxicação, vômito, diarreia entre tantas outras doenças ligadas ao sistema digestivo.



IMPORTANTE: No processo alimentação, principalmente se for natural, busque indicação profissional para ofertar os nutrientes na dosagem correta, de acordo com as necessidades específicas do cachorro, e pra isso você precisa considerar: Idade, se ele se exercita muito ou pouco, metabolismo e se ele tem algum problema de saúde.




Também recomendo como complemento este E-book das "10 Receitas Para Alimentação Natural Canina", que ensina a preparar a alimentação da raça muito mais nutrientes e dependendo da ração escolhida, a alimentação natural pode ser uma opção mais barata. Clique aqui para adquirir o E-BOOK.




Quanto custa um filhote da raça?

O preço de um filhote de Yorkshire Terrier pode variar de R$ 500,00 a R$ 4.000 — o valor foi calculado com base no preço dos principais sites de venda do país. O preço varia muito de acordo com a região do Brasil e lei da oferta e da procura. O ideal é buscar canis especializados e filiados à Confederação Nacional de Cinofilia, a CBKC, instituição que mantém e fornece o serviço de raça pura no Brasil.



Por que o Yorkshire morde?

Yorkies são uma raça agressiva e que gostam de marcar território, por isso, se eles nãoforem educados desde cedo, pode ser que você tenha problemas com mordidas. Uma dica pra evitar isso é que desde filhote você mostre pro seu York quem manda e entenda por que ele está mordendo. Outra dica interessante é socializar o cachorro, mantendo ele sempre perto de pessoas e também de outros cachorros, seja em casa ou durante um passeio. Assim ele se acostuma com o ambiente social e fica menos agressivo.


Um outro motivo bem menos frequente que pode estar levando seu York a morder é uma reação à dor. Isso mesmo, se o seu cachorro for idoso ou tiver problemas de saúde, ele pode sentir dor em uma área específica do corpo e alguém pode tocar sem querer, causando essa reação no bichinho. Na verdade, qualquer cão vai morder se ele estiver sendo incomodado.


Por que o Yorkshire late muito?

O latido é a forma que os cachorros têm de se expressar, porém o Yorkshire foi criado e habituado a fazer ruído para avisar ou mostrar que encontrou algo que chamou atenção. Como o latido do York é mais agudo, ele acaba incomodando mais e além disso, o York é muito sensível e se deixa levar pelas emoções, ou seja, se estiver contente vai latir, se estiver incomodado ou aborrecido vai latir, e principalmente se ele quiser chamar atenção.


Conteúdo também disponível em vídeo. Assista:




Por que o Yorkshire fede?

Essa raça não tem nenhum motivo relacionado a mal cheiro, mas algo pode entrar no pelo, nas orelhas ou na boca e causar esse cheio ruim, então vamos entender de onde vem esse mal cheiro e o que você pode fazer para evitar:


O suor a oleosidade natural da pele podem gerar mal cheiro, por isso, dê banhos regulares no seu doguinho, que pode ser semanal ou até mensal, dependendo do nível de atividade dele e do clima, mas nunca menos ou mais banhos do que isso pra não prejudicar a saúde do seu cachorro.


Por fim, problemas de saúde como irritação e alergias na pele pode gerar mal cheiro mas esse é um caso de buscar ajuda profissional. Outro local que pode contribuir com o mal cheiro do seu York são as orelhas, que juntam cera, poeira, sujeira e detritos que certamente vão exalar um odor muito desagradável.


Na boca, a regra de higiene e a mesma para humanos. Tem que escovar os dentes do seu York todos os dias e você pode associar essa prática com petiscos que ajudam na eliminação do tártaro.



E pra petisco eu tenho essa dica boa. O Dentastix é ótimo para distrair o York e tratar os dentes, como auxiliar no tratamento da placa bacteriana. Clique aqui para comprar seu Dentastix com o melhor preço do mercado.




Como adestrar seu Yorkshire? Vamos falar sobre alguns comandos básicos pra você mesmo treinar seu doguinho:


Para ensinar seu yorkshire a sentar, escolha um lugar tranquilo pra ajudar ele na concentração. Você vai segurar o petisco que seu York mais gosta, mas deixe ele saber que você tem a guloseima na mão. Então você vai deixar ele cheirar, e quando disser: "sente-se", movimente o petisco no focinho e no topo da cabeça. Assim que ele sentar, dê a ele um petisco e faça um elogio com muita animação.



Depois que ele aprender a “sentar”, você já pode ensinar a deitar. Quando ele estiver sentado, você vai segurar o petisco na altura do nariz e mover pra baixo em direção ao chão. Na hora que as patinhas da frente estiverem se movendo para deitar, diga "para baixo" ou "deite" assim que a barriga dele tocar o chão. Mais uma vez, dê a ele um petisco e faça um elogio com muita animação.


Lembrando que esses movimentos precisam ser repetidos muitas vezes, e as recompensas são indispensáveis. Quando você perceber que seu York aprendeu os comandos, você pode brincar com ele em áreas menos tranquilas.


É claro que existem muitos outros comandos que seu York pode aprender, inclusive relacionados à disciplina, pra ele latir menos, parar de morder...


E pra você que quer adestrar seu cachorro de verdade, eu indico o E-BOOK: ADESTRAMENTO INTELIGENTE – Como treinar seu cão e resolver problemas de comportamento.


Um material muito bem avaliado e que pode salvar sua vida ajudando a resolver problemas de comportamento que tem gerado transtornos. Clique aqui para comprar o e-book ADESTRAMENTO INTELIGENTE.