5 fatos sobre Spitz Alemão



Está enfrentando algumas dificuldades na fase de adaptação com seu Spitz? Ou está pensando em adotar, mas ainda tem dúvidas se esta é a melhor opção? Leia este conteúdo até o final e tire todas as duas dúvidas.


Vamos aos 5 fatos sobre a raça Spitz Alemão Anão.


1) REBELDIA PODE SER SINAL DE TÉDIO!

Apesar de toda essa fofura e desse rostinho doce, o Spitz é uma raça que late bastante e que pode se tornar um grande destruidor caso ele se sinta sozinho e entediado. Se você notar que ele está muito rebelde, tire um tempo pra brincar e passear com seu pet sempre que possível, e dê bastante colinho pra ele porque o Spitz é bastante afetivo e apegado aos seus tutores. Uma brincadeira que ele curte muito é a de pegar a bolinha, e é uma alternativa pra você brincar dentro de casa.


2) CUIDADOS COM O PÊLO

Se eu te perguntar: O que mais chama atenção no Spitz? Com certeza você vai dizer que é esta pelagem linda que ele tem, não é mesmo? E para manter essa linda aparência de ursinho, com pelos brilhosos e desembaraçados, eu vou deixar algumas recomendações especiais da raça.


Primeiro, é importante que você saiba que o Spitz tem uma dupla camada de pelos. A camada de fora é longa e reta, e o subpêlo é bem macio ao toque, parecido com o algodão. Você vai ter um pouco mais de trabalho durante a troca do pelo, que acontece em média duas vezes no ano e dura entre 2 e 3 semanas.


Então neste período a casa vai ficar um pouco mais suja e você vai precisar escovar o pelo todos os dias evitando sujeira, e também pra que o pelo antigo não embole com o pelo novo.


Outro fato importante sobre o pelo dos Spitz é que ele nunca deve ser tosado por completo, porque o pelo é uma proteção da pele do doguinho. Cuidado com os banhos, que em excesso prejudicam a saúde dos pelos.


3) TIPOS E TAMANHOS

Spitz Alemão e Lulu da Pomerânia são a mesma raça, porém eles vêm em diversos tamanhos. Entenda em qual categoria ele se encaixa tendo como base o tamanho da cernelha:


1) posicione o cão sobre uma mesa de modo que ele esteja bem apoiado sobre as 4 patas.


2) posicione uma fita métrica ao lado dele.


3) com o auxílio de um pente, nivele a cernelha do cão (osso das costas logo acima das patas dianteiras).


4) faça a leitura do nível do pente com a fita métrica.


- Se a medida total não passar de 20cm, seu doguinho é um legítimo Lulu da Pomerânia!


- Até 26cm é um Spitz Pequeno.


- O Spitz Médio vai até 36cm.


- E o Spitz Grande chega aos 46cm.


E uma curiosidade. Se o seu doguinho passar dos 49cm, ele pode ser chamado de Spitz Lobo, uma racinha que pode crescer até 55cm!


4) CUIDADOS COM A SAÚDE

Você cuida da saúde bucal do seu Spitz? Saiba que esse é o maior ponto de atenção quando falamos sobre os cuidados com a saúde. De modo geral, os cachorros de pequeno porte têm mais facilidade de acumular placa bacteriana porque os dentes deles são mais juntinhos. A escovação diária com produtos indicados por seu veterinário impedem a formação de tártaro e do mau hálito. Nos casos mais graves, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e contaminar órgão vitais e até articulações. Por isso, mantenha a rotina de higiene bucal desde cedo para evitar doenças.


Outro problema de saúde comum do Spitz é a luxação de patela, que pode ocorrer por diversas razões. Se o seu doguinho é criado dentro de casa e o piso é muito escorregadio, saiba que ele pode desenvolver esta doença que compromete a locomoção e nos casos mais graves, causa dor e predisposição a outras doenças ligadas à locomoção, inclusive com perda da capacidade do seu doguinho dar saltos. Então, esteja atento aos sinais observando principalmente os movimentos do seu Spitz.


E saiba que essa raça ganha peso com facilidade. Pra manter seu Spitz em forma, deixe ele correr bastante nos passeios ou dentro de casa mesmo e procure oferecer ração na hora certa e também na medida certa pra evitar que ele coma além do necessário. Pra você saber a dose certa de ração para o seu Spitz, dê uma olhada na embalagem da ração que costuma detalhar sobre as dosagens indicadas, agora o melhor mesmo é você consultar o veterinário de sua confiança para uma avaliação do perfil e também dos hábitos do seu Spitz.

5) E O NOSSO ÚLTIMO E NÃO MAIS IMPORTANTE FATO SOBRE OS SPITZ:

Você sabia que a raça Spitz quase foi extinta? É verdade, em algumas pesquisas que eu fiz eu descobri que o Spitz está entre tantas raças que se tornaram muito raras durante a Primeira Guerra Mundial, porém as espécies foram salvas por alguns criadores que conseguiram manter a espécie e atualmente o Spitz é uma raça que vem se tornando cada vez mais popular.


Esses foram os fatos mais legais que eu encontrei sobre o Spitz Alemão mas eu sei que essa racinha muito fofa tem bastante assunto pra compartilhar.




#Gatos #Animaisdeestimação #Cuidados